Tipos de tratamento
O tratamento para endometriose é voltado para o alívio de sintomas. Dentre os métodos, a avaliação do médico é fundamental para identificar qual melhor procedimento a ser aplicado. São alternativas para o tratamento o uso de analgésicos, anticoncepcionais, bem como a intervenção cirúrgica.
A depender da avaliação profissional, cada caso é analisado considerando também fatores como a gravidade da doença e seu desenvolvimento, idade da paciente e a gravidade dos seus sintomas. As opções de tratamento, são dividas nas seguintes categorias:
1 - Tratamento clínico: para realização desse tipo de tratamento, o médico avalia quais remédios podem ser utilizados conforme os sintomas da paciente, podendo também recomendar a utilização do DIU de Mirena e drogas anti-hormonais, impedindo o ciclo de ovulação. No caso da utilização desses remédios é avaliado o desejo de reprodução, pois seu uso interrompe o ciclo menstrual.
2 - Tratamento cirúrgico: essa opção só é considerada quando o tratamento clínico não é suficiente para sanar as dores da paciente ou quando os sintomas são graves a ponto de interferir na qualidade de vida de pessoas com útero. Nesse caso, a cirurgia pode ser para remover o tecido endometrial que aparecer fora do útero. Seu tempo de recuperação é menor e o método utilizado trata-se da laparoscopia, sem a remoção de órgãos. Em casos mais graves e quando não há desejo de engravidar, a opção cirúrgica definitiva é a melhor escolha. Trata-se da remoção completa do útero e ovário, o procedimento é conhecido como histeroscopia.
A alimentação saudável combinada a prática de exercícios também auxilia o tratamento clínico e possibilitam melhor qualidade de vida para pacientes com endometriose. A combinação da avaliação médica com a adoção dessas práticas é fundamental para obtenção de melhores resultados na paciente.