O que é endometriose?
A Endometriose é definida pela presença de glândulas e estroma endometrial fora da cavidade endometrial e na musculatura uterina.
A aparência cirúrgica varia significativamente, desde bolhas superficiais a fibroses infiltradas. A visualização direta confirmada pelo exame histológico continua sendo essencial para o diagnóstico.
Pode se manifestar incidentalmente em pacientes assintomáticas ou mais comumente em mulheres em idade reprodutiva que se queixam de dor pélvica crônica e/ou subfertilidade.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva, no Brasil, cerca de 6 milhões de mulheres têm a doença, cujo diagnóstico pode demorar até sete anos, entre o início dos sintomas e o diagnóstico.
O cuidado individualizado para pacientes com dor na pelve deve incluir avaliação e plano de tratamentos multidisciplinares que se concentrem na limitação do risco da recorrência e na melhoria da qualidade de vida.
A endometriose e a infertilidade estão associadas em 50% dos casos, ou seja, 50% das mulheres com endometriose têm infertilidade e 50% dos casos de infertilidade feminina podem ter a endometriose como uma das principais causas.
O CEHP conta com atendimento humanizado e acolhedor, ambientes confortáveis e modernos, com tecnologia de ponta, que promovem bem estar, com precisão no diagnóstico e eficácia no controle da patologia, promovendo assim, uma melhor qualidade de vida às pacientes.